quarta-feira, 27 de abril de 2011

Post-cartão postal para o Honório. Um museu com vista para a cidade

Honório,

Fui a um museu hoje e lembrei de você o tempo todo:
http://www.mamac-nice.org. (Tem uma página sobre a arquitetura do lugar)

Primeiro porque é um museu novo e todo modernoso no centro de uma cidade antiga. Grande e cheio de vidros como prédios novos, mas bonito. Logo de cara achei que ele consegue conversar com a cidade. Tem uma escultura ENORME na frente, ele mexe com o que está em volta. Já tinha visto uma porção de vezes, porque é a um quarteirão da casa onde estou, e toda vez me chama atenção.

No interior do prédio, o museu conversa mesmo com a cidade, o tempo todo. Ela literalmente entra no museu pelas paredes de vidro, e entre cada sala se passa pelos corredores de onde se vê a cidade.

É um prédio meio suspenso e no meio dele passa uma rua, inteira, como uma artéria por onde correm carros, motos, pessoas.

E mais. Há um terraço no último andar, terceiro ou quarto, feito para observar a cidade. Parece que cada quadrante é pensado para ver o melhor ângulo dos bairros em volta, do morro, do mar. Lugar para parar e olhar.

Engraçado é que nesse lugar tão lugar, fiquei pensando que viajar é menos importante pelo que se vê do que pelo espaço que se abre para ver. As obras mesmo, eu poderia ter visto em outro canto, ou pela internet. Mas de férias é possível  ter tempo para ver tudo isso, olhar. É possível abrir espaço para prestar atenção. É disso que se trata, afinal!

Lembrei de você também por dois artistas contemporâneos e um do século passado que achei incríveis.
Yves Klein (http://www.yveskleinarchives.org) com o azul profundo, antropometrias, corpos - pincéis, fotos voadoras e uma arte pensada em grupo que sempre me interessa:




E os contemporâneos:
Vincent Gavinet (http://www.vincentganivet.fr) , esculturas-meio-instalações, mas uma ideia linda de equilíbrio, tempo.




Outro escultor-pintor, desses que traz para o trabalho dele assuntos do mundo e brinca com referências. Cavalos azuis (de novo azul) gigantes de resina impressionantes (me lembram esculturas gregas), grandes rostos africanos e uma tela que remete a Ruanda (essa parte só soube lendo). http://www.saint-etienne-photos.com/article-20421319.html.

Final do dia com caminhada ao porto de nice e taça de vinho na praça Garibaldi que está em reforma, mas isso é assunto para outro cartão postal-postado.

Pri

Nenhum comentário: