domingo, 1 de maio de 2011

O que estou apendendo sobre os franceses

Hoje me dei conta do óbvio:  além de um pouco de francês, estou aprendendo coisas sobre a vida dos franceses e francesas. Coisas importantes:

1- Eles carregam de tudo no trem: bicicleta, gato e cachorro foram os maiores volumes que vi até agora, além das malas, é claro.
2- Eles fazem esportes (tem sempre alguém correndo, andando de bike, hoje vi até caiaque). E as crianças fazem coisas do lado de fora desde pequenas. Gosto dessa parte.
3- Eles vão ao mercado sábado de manhã. Os mercados - que na verdade são o que chamamos de feiras, só que em cidades são mais antigas e charmosas - ficam realmente cheios e é fácil achá-los. Eu sigo as pessoas carregando sacolas vazias!
4- Eles dão flores. No domingo de Páscoa muitas pessoas levavam flores pra lá e pra cá. Hoje, 1o. de maio, muitas pessoas levavam flores e tem uma florzinha que as pessoas se dão de presente. Estou com a impressão de que floriculturas aqui têm  mais clientes do que no Brasil.


Contrariando minhas expectativas, minhas experiências precedentes e meu preconceito, as pessoas aqui são muito gentis mesmo. Esse final de semana duas pessoas me viram olhando o mapa e vieram oferecer ajuda. Antes mesmo de eu pedir. Simpáticos! E eu devo estar com uma cara de perdida sem precedentes!


No mais, a minha hostess cozinha super bem e pretendo levar umas receitas de volta.

Nenhum comentário: